O verao jah acabou, mas acho que esse assunto nao precisa ser reforcado apenas na epoca em que as praias sao mais frenquentadas.
Estou falando de educacao, falando de simplesmente pegar o lixo que voce consumiu na praia e jogar na lixeira!
" Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (sem querer ou intencionalmente) nos oceanos todos os anos." (Ambiente Brasil, Agenda 21)
Produzimos vários tipos de lixo, mas a grande praga dos mares é o plástico. O material tem uma vida útil curtíssima, mas demora centenas de anos para se desfazer, seja no mar, seja na terra. E, dentro do estômago de um bicho marinho, pode fazer um grande estrago, levando-o até à morte. Para uma tartaruga, por exemplo, um saco plástico boiando na água pode parecer uma água-viva – ou seja, comida.
A atitude eh simples, voce jah sabe. Apenas recolher o seu proprio lixo. Na próxima vez em que Você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou.
Não foi lixo deixado por Você, porém, é SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e Você deve fazer algo por eles.
Hoje rolou um multirao de limpesa na Reserva do Paulo Vinha. O objetivo da ação foi coletar os resíduos que poluem a unidade, pra garantir uma área livre para a desova de tartarugas marinhas na região.
Participaram do mutirão estudantes da Escola de Aprendizes de marinheiros do Espírito Santo (Eames). Assim como monitores ambientais e funcionários do parque. A expectativa é que eles percorram mais de 12 km de praia.
Junte uma turma e vah a sua praia preferida ajudar a preservar a vida que existe nela!